E. M. Tony Marcos de Andrade


Diretora da Escola: Elisa Saraiva Felipe Moura
Professor Supervisor: Dimas Antônio Matos Fontes
Alunos Bolsistas: Jaqueline Cristina da Silva Carvalho
                                Alexandre De Melo Dias
                                Rosana Aparecida de Paula
                                Rebeca Freitas Ivanicska
                                Sônia das Dores Chaves/Juliana Rodrigues
                                Jéssica de Sousa Ribeiro
                                Priscila Cristina Sad dos Santos


Comunidade onde está inserida a escola.

A Escola Municipal “Tony Marcos de Andrade” está localizada no bairro Nove de Março. O bairro é margeado pela BR 265 e pelo Bairro Santa Maria. Situada na periferia da zona urbana do município de Barbacena. Seus moradores podem ser considerados de “classe emergente”. Muitos trabalham na informalidade e/ou como funcionário público. Algumas famílias são administradas por mulheres: mães, tias e avós. Moradores participam dos programas de inclusão dos governos federal, estadual e municipal (Bolsa Família, etc...). O bairro possui em sua infraestrutura: Mercados; Padaria; Posto de saúde; Igrejas; Ônibus urbano, água encanada e rede de esgoto parcial. A pavimentação precisa de reparos, mas o acesso é fácil. Por se tratar de um bairro pequeno, há poucos espaços para lazer, sendo o principal a própria escola.


Iniciamos nossas atividades na escola em Março /2014 onde fomos apresentados à direção e coordenação da escola pela coordenadora do PIBID/UEMG Professora Daniela Fantoni, com a presença do nosso supervisor Professor Dimas Fontes.
Fomos muito bem recebidos na escola, estava presente a Diretora Sra Elisa Saraiva e a supervisora Sra Maria Neide Teixeira que juntamente com o Prof. Dimas, nos conduziu pelas instalações da escola, explicando seu funcionamento, nos apresentando às professoras e funcionários, onde também pudemos ter o primeiro contato com os alunos na hora do recreio.


Neste período iniciamos um diagnóstico completo da escola e comunidade onde está inserida. Realizamos uma caminhada pela comunidade e fizemos contatos com os lideres e moradores.

Após levantamentos de todos os dados necessários, começamos os contatos com os familiares dos alunos indicados pelas professoras e supervisão da escola, no intuito de buscar informações sobre a infância destas crianças para podermos desenvolver atividades específicas para cada aluno com necessidades educacionais especiais.

Para a correção de informações contraditórias em algumas fichas realizamos contato pessoal na casa dos alunos com seus familiares para melhores esclarecimentos. Após confirmação de todos os dados necessários, realizamos estudos de artigos e livros sobre as necessidades apresentadas e iniciamos nossa interação com as crianças. Recebemos da Professora Daniela artigos que muito contribuíram na nossa aprendizagem.

Participamos do  VII colóquio de Pesquisa e Extensão UEMG/BARBACENA, onde apresentamos o diagnóstico completo de nossa escola e tivemos a oportunidade de discutir com professores, alunos da UEMG, sobre a nossa experiência.

Atividades com os alunos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças" (Mantoan)