Apresentando a equipe da Escola Municipal Embaixador Martin Francisco (CAIC)
A equipe que trabalha na Escola
Municipal Embaixador Martim Francisco é formada por oito bolsistas alunos do curso
de Pedagogia UEMG-Barbacena, pela supervisora (professora de apoio da escola),
e por duas coordenadoras de área (professoras da UEMG).
Alunos Bolsistas:
Charlene Cristina Candian
Elaine Moraes Pinto Rossini
Heloíza Aparecida Coelho
Jéssica Lourena Pereira
José Vicente de Oliveira
Luceni dos Remédios Oliveira
Rosângela de Almeida Gomes
Professora Supervisora:
Maria Madalena Altamiro
Santos
Coordenação de área:
Carmen Losano
Daniela Fantoni
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
Apresentando a Escola Municipal Embaixador Martin Francisco
A Escola
Municipal “Embaixador Martim Francisco” com sede na Rua Antônio Alves de
Oliveira nº 461, Bairro Água Santa esta integrada a rede oficial de ensino que
tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Barbacena. A escola
atende uma clientela de crianças e adolescentes de creche ao 9° ano.
A
escola Municipal Embaixador Martin Francisco, funciona em horário integral, 1°
e 3° turno, totalizando 925 alunos.Vista exterior da quadra. |
Vista exterior da estrutura da escola. |
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
Inicio dos trabalhos na Escola Municipal Embaixador Martin Francisco
O
trabalho do PIBID, foi iniciado na Escola Municipal Embaixador Martin Francisco em março de 2014, inicialmente durante os meses de março e
abril foi feito um diagnóstico da escola, para conhecermos a estrutura física
da escola, fizemos uma analise do Projeto Político Pedagógico (PPP), dentre
outros documentos que foi necessário para a elaboração do diagnostico da escola.
Equipe trabalhando nas análises documentais para elaboração do diagnóstico da escola. |
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
Continuidade dos trabalhos
Após o
levantamento diagnostico da escola, observamos que a escola atende vários
alunos através do AEE (Atendimento Educacional Especializado), dentre este
selecionamos 10 alunos que possuem PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e
laudos médicos. Depois de selecionados os alunos, constatamos que existem
diversas deficiência, dentre elas, deficiência intelectual, deficiente
auditivo, paralisia cerebral, baixa visão entre outros.
Depois de
todas as analises, no mês de maio, iniciamos a estruturação dos nossos
atendimentos, inicialmente tivemos conversa com a direção da escola, logo
depois a autorização dos pais para que começarmos os atendimentos, por fim
elaboramos horários de atendimentos para os alunos.
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
O inicio dos atendimentos
Os
atendimentos começaram a serem feitos no inicio do mês de junho, seguimos um
cronograma que é feito semanalmente, atendemos 01 aluno durante o período de 50
minutos. As atividades são feitas de acordo com a necessidade de cada
aluno. Os primeiros atendimentos foram conversas informais para conhecermos um
pouco mais dos alunos, e atividades diagnosticas para sabermos o que o aluno
sabe, assim serve de base para a elaboração das atividades posteriores.
Damos
prioridades ás atividades diferenciadas das que são ministradas nas salas de
aula. Trabalhamos principalmente com jogos e atividades lúdicas, muitos jogos
são confeccionados por nos, e atividades adaptadas diante das dificuldades
apresentadas pelos alunos.
Estamos no inicio dos atendimentos, e fazendo levantamento de dados dos alunos. |
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
Equipe que trabalho no segundo semestre
Alunos Bolsistas:
Charlene Cristina Candian
Cristiane Aline de Castro Damasceno
Elaine Moraes Pinto Rossini
Heloíza Aparecida Coelho
Jéssica Lourena Pereira
Helena Coelho
Rosângela de Almeida Gomes
Professora Supervisora:
Maria Madalena Altamiro Santos
Coordenação de área:
David Sad
Daniela Fantoni
As
atividades que desenvolvemos na escola baseiam-se em pesquisas acadêmicas e
estudos de caso, para posteriormente planejarmos estratégias que possam
melhorar o desempenho dos alunos com deficiência.
“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.”
(FREIRE, 2004)
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
Intervenções
Práticas do PIBID no CAIC
(Período
agosto a dezembro de 2014)
V. S. 2° ano, 8 anos, Transtorno Global do Desenvolvimento Não
Especificado / Transtorno Expressivo de Linguagem
A aluna encontra-se no processo de alfabetização, dessa maneira tentamos
conciliar os atendimentos do PIBID, com o que era apresentado na sala de aula,
porém em nossos atendimentos buscamos sempre utilizar o lúdico e as
brincadeiras como ferramenta de aprendizagem. As atividades principais
trabalhadas com a aluna foram de alfabetização, raciocínio lógico e coordenação
motora devido sua limitação.
A nossa aluna V. S. em algumas de suas atividades:
- Atividade: Recortar figuras de livros e revistas, imagens que se iniciam com as vogais e escrever os correspondentes nomes.
Com essa atividade trabalhamos a coordenação motora fina, alfabetização
reconhecendo as vogais e nomeando as imagens. A aluna apresentou um pouco de
dificuldade apenas em recortar e colar as figuras, escreveu o nome de cada
figura com facilidade.
- Atividade: Jogo de quebra-cabeça "Brincar de Aprender Números", nesse jogo a aluna tinha que reconhecer o numeral e a quantidade equivalente.
Nessa atividade a aluna teve um pouco de dificuldade em conciliar os
numerais as quantidades equivalentes, e também dificuldade em encaixar as
peças.
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
L. G. do 6° ano, 11 anos, Deficiência Auditiva
O aluno é muito carinhoso, atencioso e dedicado. Os atendimentos com
este aluno são através de libras, contamos com o apoio de seu
interprete(professor de apoio). Com bases nas analises feitas percebemos que o
aluno apesar de ser alfabetizado encontra grande dificuldade na Língua
Portuguesa, com muitos erros ortográficos, com isso focamos as atividades
aplicadas pelo PIBID principalmente em atividades ortográficas utilizando palavras de seu cotidiano.
O nosso aluno L. G. em algumas de suas atividades:
- Atividade: Foi dado ao aluno um silabário móvel, disponibilizamos gravuras de objetos presentes em seu cotidiano, o objetivo era que o aluno agrupasse as silabas formandos os respectivos nomes dos objetos. O aluno não teve grandes dificuldades.
- Atividade: Para dar sequência a atividade anterior entregamos ao aluno uma folha com algumas gravuras de objetos de seu cotidiano, e ele tinha que escrever o nome das figuras e uma frase no final sem o auxílio de silabário e/ou alfabeto móvel. Nesta atividade o aluno encontrou mais dificuldade em escrever o nomes das gravuras e principalmente em escrever a frase.
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
M. S. do 8° ano, 17 anos, Baixa Visão
Trabalhar com essa aluna foi
um sentimento de desafio, pois a aluna demonstrou receio aos atendimentos, mas
aos poucos conquistamos ela e desenvolvemos com a aluna atividades voltadas
para explorar os sentidos, de forma que ela reconheça a importância dos demais
sentidos além da visão. São desenvolvidas também atividades adaptadas como
escrita, interpretação de texto e arte.
A nossa aluna M. S. em algumas de suas atividades:
- Atividade: Foi apresentado a aluna diferentes sons, o objetivo era que ela identificasse cada um deles, a aluna acertou todos sem demonstrar nenhuma dificuldade. Por fim foi pedido que a aluna escrevesse um pouco sobre a importância da audição na sua vida.
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
R. G. 6° ano, 13 anos, Transtornos Mentais e
Comportamentais
Apesar desde aluno esta no 6° ano do Ensino Fundamental
II observamos a necessidade de trabalhar atividades bem simples do Ensino
Fundamental I, enfatizando português e matemática.
O nosso aluno R. G. em algumas de suas atividades:
- Atividade: Resolver multiplicações simples, com o auxílio do ábaco.
- Resolver operações simples tais como adição, subtração, reconhecer valores maiores e menores em atividade de educação monetária.Att,Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
R. D. do 9° ano, anos, 19 anos, Deficiência Intelectual
Com este aluno são
trabalhadas atividades de memorização, sequência lógica, concentração, arte,
cálculos e ortografia. O aluno não apresenta muita dificuldade, mas é muito
ansioso.
O aluno R. D. em
algumas de suas atividades:
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